Público comemorou a realização do evento, adiado por dois anos, em razão da pandemia

Era intenso o movimento de pessoas chegando ao Beira-Rio, na tarde deste sábado (12), para o Festival Buteco Bohemia, com Gusttavo Lima e outros convidados. Além do cantor, a programação inclui apresentações de Felipe Araújo, Bruno & Denner, César Menotti & Fabiano e do gaúcho Baitaca. O evento é realizado pela primeira vez em Porto Alegre, após ter sido adiado em março de 2020, em razão da pandemia de covid-19.

– Estamos aqui só pelo Baitaca e compramos os ingressos ainda antes de estourar a pandemia – afirmou o profissional autônomo Ederson Xiru, 40 anos, que estava acompanhado de um grande grupo de amigos vindos de Canoas e Sapucaia do Sul.

A grande movimentação de público por volta das 14h30min deixou o trânsito lento no sentido Centro-Zona Sul. E nem mesmo o tempo nublado atrapalhou a felicidade de quem chegava ao estádio do Inter.

Era o caso da agente administrativa Clariana Zanatta, 32, acompanhada de familiares, entre os quais a mãe, Maria Helena, e o pai, Rudimar Zanatta. Todos vieram de carro, de Farroupilha.

– Assistiremos ao Gusttavo Lima pela primeira vez. E estamos muito emocionados, porque hoje os meus pais comemoram 40 anos de casamento – disse. A família carregava um pôster com os seguintes dizeres: “40 anos de casamento no Buteco do Gusttavo Lima”.

O empresário David Daneli, 25, contou que estava em posse do ingresso há dois anos. Cercado de vários amigos de Bento Gonçalves e bebericando uma cerveja antes de acessar o portão de entrada, ele compartilhou uma curiosidade.

– O show que eu tanto esperava ia cair bem na data do meu aniversário há dois anos – recorda, dizendo que o grupo veio de van da Serra e pretendia ficar até o final das apresentações, em torno da meia-noite. O visitante também comentou que Gusttavo Lima se destacou em relação aos demais artistas durante o período da pandemia.

Por sua vez, Eva Pohlmann, 59, chegava de Gravataí ao lado da filha e auxiliar administrativa Ingrid, 23, para a diversão. A garota tinha ideia do que iria ver em seguida.

– Já fui a um show do Gusttavo Lima no Planeta Atlântida. Espero que seja maravilhoso.

A dona de casa Simone Abreu, 46, optou pelo transporte via aplicativo, vindo desde Alvorada com a família até o Beira-Rio. E comemorava a possibilidade de estar em um evento cultural depois de tanto tempo vivendo com restrições devido ao coronavírus.

– Espero que os shows sejam top. Tenho muita expectativa – confessou.

Com tanto vaivém de gente, os comerciantes aproveitavam para ganhar algum dinheiro. O vendedor Adriano Oliveira, 27, oferecia diversos bonés que faziam menção ao Buteco. Estava nos arredores do estádio desde as 10h.

– Já vendi 50 bonés ao preço de R$ 30 reais cada – estimava, revelando a expectativa de comercializar um total de 100 unidades.

Alimentos não perecíveis estavam sendo arrecadados nas bilheterias do Beira-Rio. Clubes Lions de Porto Alegre, Guaíba e Canoas atuavam em conjunto para repassar o que recebiam para creches, asilos e o Banco de Alimentos. Um caminhão estava parado perto do Gigantinho em torno das 15h.

– Estamos com mais de 20 toneladas de alimentos até agora – calculou Luiz Henrique, 51, um dos integrantes do Lyon.

Várias cidades brasileiras já foram visitadas pelo festival Buteco, como Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A Prefeitura de Porto Alegre estimava que até 45 mil pessoas fossem comparecer aos shows deste sábado no estádio colorado.

(- GHMúsica)